Diagnosticar problemas técnicos em seu site pode ser um dos aspectos mais demorados, mas importantes, da execução de um site.
Para piorar as coisas, o Google só permite que você inspecione um URL por vez para diagnosticar possíveis problemas em seu site (isso é feito no Google Search Console).
Felizmente, agora existe uma maneira mais rápida de testar seu site: digite a API de inspeção de URL do Google Search Console…
O que é a API de inspeção de URL do Google Search Console?
A API de inspeção de URL do Google Search Console é uma maneira de verificar em massa os dados que o Google Search Console tem em URLs. Seu objetivo é ajudar desenvolvedores e SEOs a depurar e otimizar suas páginas com mais eficiência usando os próprios dados do Google.
Que tipo de dados você pode obter da API de inspeção de URL do Google Search Console?
A API de inspeção de URL do Google Search Console permite extrair uma ampla variedade de dados. Abaixo está uma lista de alguns dos recursos mais discutidos:
lastCrawlTime
Com este campo, você pode entender exatamente quando o Googlebot rastreou seu site pela última vez. Isso é extremamente útil para SEOs e desenvolvedores medirem a frequência do rastreamento do Google em seus sites. Anteriormente, você só podia ter acesso a esse tipo de dados por meio da análise de arquivos de log ou da verificação pontual de URLs individuais com o Google Search Console.
robotsTxtState
Com esse campo, você pode saber se tem alguma regra do robots.txt que bloqueará o Googlebot. Isso é algo que você pode verificar manualmente, mas poder testá-lo em escala com os próprios dados do Google é um avanço fantástico.
googleCanonical e userCanonical
Em algumas situações, sabe-se que o Google seleciona um canônico diferente daquele que foi especificado no código. Nessa situação, ter a capacidade de comparar ambos (lado a lado e em escala) usando a API é útil para permitir que você faça as alterações apropriadas.
(Um elemento de link canônico é um elemento HTML que ajuda os webmasters a evitar problemas de conteúdo duplicado na otimização de mecanismos de pesquisa, especificando a versão "canônica" ou "preferida" de uma página da web. É descrito na RFC 6596, que foi ao ar em abril de 2012.)
crawledAs
Este campo permite que você entenda qual user agent é usado para um rastreamento do seu site: Mobile/Desktop. Os códigos de resposta estão abaixo para referência:
pageFetchState
Compreender o pageFetchState pode ajudá-lo a diagnosticar erros de servidor, 4xxs não encontrados, soft 404s, erros de redirecionamento, páginas bloqueadas por robots.txt e URLs inválidos.
Uma lista de respostas está abaixo para referência.
estado de indexação
O estado de indexação informa o status atual da indexação das URLs. Além das respostas mais óbvias de aprovação e reprovação, existem outras respostas:
CSS é o acrônimo de Cascading Style Sheets que em português seria algo como “folhas de estilo em cascata”. É uma especificação que define como os elementos que compõem uma página, um documento ou aplicação Web serão exibidos.
ConversionConversion EmoticonEmoticon